FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Quando em idade escolar, buscamos por meio dos estudos, nos profissionalizar e formar uma carreira estável e promissora. Que esteja compatível com os nossos propósitos e nos permita idealizar e concretizar nossos projetos.
Profissões catalogadas pela Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, discorre de A a Z, as opções registradas no país que são publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e atualizam constantemente as diversas atividades profissionais.
E, seguindo por este prisma, parece uma receita médica, uma receita de bolo, que basta seguir que vai dar certo, é só escolher. Ocorre que escolher a profissão requer mais de cada um do que imaginamos. Requer empatia, compatibilidade, simetria, compromisso e responsabilidade. Estes são os princípios para a formação de um profissional qualificado, apto e diferenciado para garantir uma carreira promissora.
O profissional, seja ele regulamentado ou não, precisa dispor de toda engrenagem e simetria com o que está fazendo ou, optou por fazer. Estar numa profissão que não condiz com suas expectativas, é estar se auto boicotando, além de não buscar agregar valores e crescimento profissional.
Desta forma, deixo este post, com o propósito de conscientizar a todos, que busquem formação e informação plausível e consistente para melhor atuar no mundo coorporativo!
Por Lourdes Ribeiro
Consultora de Pessoal