Ponto nos Is.

08 março 2022

EM EVIDÊNCIA!

 

Hoje resolvi escrever para meu blog, trazendo em evidência o dia Internacional da Mulher! Somos milhares de mulheres buscando destaque no mundo, seja ele corporativo, familiar, educacional, religioso, político e porque não dizer no digital também. Este dia tão lembrado com uma delicadeza tamanha que chega a expressar cuidados intocáveis, simbolicamente atribui-se uma rosa delicada e frágil à figura feminina. Mas, por traz desta data, está a busca e luta incessante de mulheres guerreiras por direitos e melhores condições de trabalho e de vida.  

A partir do ano de 1909 houveram movimentos feministas por melhores condições de trabalho, de vida e manifestos contra a fome e a primeira guerra mundial denominado assim de “Pão e Paz”. Seguindo por anos as reivindicações. Mas, só na década de 1970 a ONU reconheceu oficialmente a data 08 de março como Dia Internacional da Mulher.

Em nossos tempos, estes movimentos migram também para igualdade de gênero, combate a violência, assédios, feminicídio e diferenças salariais. 

Em nosso país, no governo de Getúlio Vargas, em 1932 as mulheres adquirem o direito ao voto.

Em 2006, na luta contra a violência doméstica, foi sancionada a lei de nº 11.340 de 07/08/2006 conhecida como Lei Maria da Penha - que vem para proteger a mulher de todo e qualquer tipo de violência.

Uma data historicamente bem definida, com propósitos e argumentos nobres, vislumbra dentre tantas homenagens. Contudo, será que realmente estamos de fato celebrando o principal intuito desta data, temos a real certeza da liberdade de escolha, da opção individual, da viva expressão verbal, do livre arbítrio, do respeito mútuo, da singularidade, das crenças, dos princípios, dos valores e costumes. Será que respeitamos e somos respeitados por sermos o que somos! Será???



Por Lourdes Ribeiro - Assessora de Dep. Pessoal, Redatora de Conteúdo, Freelancer.     


Nenhum comentário: