Sou Lourdes Ribeiro, tenho 50 anos, formada em duas Graduações: Ciências
Sociais e Pedagogia administrativa e Pós Graduada em Gestão Educacional. No
momento pós graduanda em administração de pequenas empresas. Deixei a CLT após
25 anos de atuação na área de Departamento de Pessoal e Recursos Humanos,
sempre trabalhando com pessoas, e neste tempo, lidando com qualificação;
capacitação; comportamento; postura; cultura; clima organizacional;
comprometimento e desenvolvimento profissional, para abraçar uma nova
profissão: freelancer, mais especificamente Redatora. E com isso aprimorar meus
conhecimentos técnicos, comportamentais e cognitivos. Visto assim, também
desenvolver como freelancer a função ligada ao Departamento Pessoal, que muito
me é benéfica e gratificante. O Departamento Pessoal é uma atividade
corporativa que trata da parte funcional e documental dos colaboradores de uma
empresa. Para um departamento pessoal ativo, eficiente e atual é necessário
compreender a legislação trabalhista, associar o ramo de atividade, a cultura e
a administração organizacional. É preciso conhecer os colaboradores,
gestores, necessidades, objetivos e anseios de todos que compõem a organização.
É um processo dinâmico e promissor. O conhecimento é volante e diferenciado,
para atuar na área é preciso ser proativo, uma visão analítica, prático e
resolutivo. Trata-se no departamento pessoal com remuneração, com saúde, com
descanso, com jornadas, com benefícios, com licenças e seguridade de cada
funcionário. O departamento pessoal cuida do indivíduo para garantir o coletivo
e a organização.
Com esta breve apresentação, irei neste parágrafo descrever minha
trajetória e descobertas que me levaram a me inscrever no curso de Redatora
Freelancer. Primeiramente, fui atraída por um post no Instagram que dizia “Como
Viver da Escrita” e logo me encheu os olhos, é tudo que quero: amo escrever,
modesta a parte escrevo bem, meus textos, procuro proporcionar uma linguagem
fácil mas, com criatividade e curiosidade. Com uma visão mais elaborada,
crítica e instigante. Então o curso cairia bem, estarei me qualificando e
aprimorando minha escrita de acordo com a necessidade do mercado e ainda me
tornando uma profissional freelancer. Trabalhando de casa, organizando meus
horários e compromissos, perto de minha família, e fazendo o que gosto.
Maravilhoso!
No início, veio uma enxurrada de informações, conteúdos, técnicas
desconhecidas, palavras estranhas… Um choque. O impacto é tanto que surge a
insegurança, a dúvida, o desânimo. E ainda, percebemos que não temos todas as
habilidades necessárias para se “viver da escrita”. Em um dos exercícios
proposto é listar nossas habilidades e mensurar o quanto temos de cada uma,
habilidades técnicas e habilidades comportamentais, dentre estas, três me
deixou apreensiva: visão empreendedora (8), autodidatismo (7) e resiliência (7)
que bate com o que menciono acima com o número de informações recebidas. E ser
resiliente, das três apontadas, a que mais mexeu comigo, preciso trabalhar e
desenvolver, persistir, buscar meios de chegar aos resultados almejados,
entender que é necessário um passo de cada vez. Continuando nesta
trajetória, assistindo as aulas propostas módulo a módulo, muito me identifico
com os assuntos discutidos.
Em resumo, nas aulas assistidas, pude verificar que alguns tópicos
mencionados já faz parte de meu dia a dia, a exemplo, o jargão “Pessoas são
contratadas por habilidades técnicas e demitidas por seus comportamentos” é
também um insite trabalhado no Departamento Pessoal/RH, o comportamento é de
suma importante para trilhar os caminhos de cada indivíduo. É preciso conhecer
a si mesmo, saber dos talentos, conhecimento e habilidades que possuímos
para termos o resultado tão almejado. E ter ciência de nossas limitações, como
melhorar, até onde podemos ir, a fim de obter nossos objetivos. E nesta linha
de raciocínio, todos somos dotados de talentos - dom natural; competências -
conjunto de habilidades; e as habilidades - capacidade de desenvolver algo.
Estas habilidades incluem as cognitivas, atividades intelectuais; as técnicas,
manuseio de equipamentos; e as interpessoais, relacionamento com pessoas,
comunicação, empatia.
E, por último, nossas competências, que nos permite desenvolver
funções com eficiência e diferencial, nestas competências destacam-se as
comportamentais - Soft Skills, hábitos, atitudes diários e individuais.
Percepção e autoconhecimento.
seguindo neste prisma,
um redator precisa ter habilidades essenciais como: conhecimento do idioma
exigido, escrever bem; redação web; embaú marketing; b2b - serviços para
serviços; marketing de conteúdo; seo e redes sociais. E mesmo com esta
bagagem de conhecimento, é necessário ter em sua dinâmica a atitude, o fazer
acontecer.
Voltando para as
etapas dos exercícios propostos, trarei neste capítulo um relato da trajetória
trilhada por mim. Primeiramente uma auto análise de meus hobbies e talentos:
dentre eles viajar - é meu escape, livros - meu alimento subjetivo, bons filmes
- momento de descontração. Nestes segmentos, assuntos que me atraem são:
romances, poesias e medicina.
Em jornais e revistas
leio as manchetes, se atrativas, me interesso; redes sociais assuntos de
beleza, moda, viagens e cachorros.
Uma série, Anatomy Gray - passada em um hospital escola, retrata o dia a
dia de médicos, enfermeiros e pacientes, suas angústias, medos, perdas e
conquistas. Fala da superação, sentimentos e dificuldades.
Filmes, dramas românticos e histórias reais, sempre nos trazem uma
lição, nos desperta para algo.
Sobre os talentos, faço
com prazer atuar com departamento pessoal, sou boa em organizar e planejamento;
e as pessoas sempre me procuram para auxiliá-las com assuntos trabalhistas e
organizacionais. Percebo nestas pessoas a confiança que transmito. se sentem
acolhidas.
Sobre sonhos, abrir uma
clínica de repouso para idosos, uma pousada… Quero que lembrem de mim pelo
carisma, conhecimento, pela percepção do outro, por ser justa e fiel a Deus.
E por fim, o que me
chamou atenção dentre todos os exercícios, o questionário feedback 360°, saber a
opinião das pessoas sobre mim, me trouxe uma auto afirmação de que estou no
caminho certo:
- Facilidades:
organização, foco, conhecimento, escrever, cativar;
- Características:
dedicação, justa, responsabilidade, visão crítica, profissional;
- Me
pedem ajuda: assuntos trabalhistas, conselhos, escrita;
- Pontos
Fortes: esforçada, organizada, tranquila, escrita, competente.
Nesta perspectiva de
ser uma redatora freelancer busco um propósito que é estar junto de minha
família, ter disponibilidade de horários, desenvolver novos projetos e mais
qualidade de vida. Tornar-me empreendedora nas áreas que amo e sei fazer bem.
Desta forma, concluo o desafio 3, e com uma confirmação e certeza de
quem sou, o que faço, e como faço.
Lourdes Ribeiro - Redatora freelancer, Profissional PJ de Departamento
Pessoal.
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