Ponto nos Is.

09 setembro 2014

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
 OBRIGATORIEDADE
Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
 
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
 
A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR 5, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes serão por eles designados.
 
Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em voto secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.
 
O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.
 
O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente.
 
É proibida a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
 
Lourdes Ribeiro
Supervisora de Pessoal
 

07 agosto 2014

Gente Diferente!

Olá pessoal, hoje vou falar um pouco de gente. Parece fácil certo? Errado, gente é difícil de falar, difícil de conviver, e mais ainda difícil de entender. Em um momento, estão sorridentes, amáveis, comunicativos, complacentes até. De repente muda o humor, as expressões, as atitudes, muda a educação, a amorosidade, a sutileza. As vezes chegam a agressividade, a desconjuntura. Por momentos, deixamos o lado selvagem aflorar, crescer e até ramificar.  Em outros, demonstram fragilidade, insegurança, se sentem acuados, desprotegidos e intimidados.
Outras vezes abraçam o poder, são encorajados, despojados, muralhas em pedras. Imponentes, abrigam a obsessão, a austeridade e o desequilíbrio emocional. Gente: corpo,  mente e espírito alimentado por situações - algumas plausíveis, outras questionáveis e outras inexplicáveis.

Por Lourdes Ribeiro
Supervisora de Pessoal.

17 abril 2014

Tratar Gente como Gente!

Tratar gente como gente, requer hombridade, aceitabilidade e compostura no agir, no reagir, no pro agir. É propagar o que se acredita, o que se valoriza, o que se idealiza. As vezes é estimular, encorajar, adornar, dar sentido. Outras vezes, é afrontar, negligenciar, diminuir, desiludir, ofuscar. Assim são as pessoas, formadas por estímulos, as vezes positivos outras negativos. Em momentos nem mesmo um trator consegue derrubar, em contra partida, é posto em cheque com um simples olhar. 
Tratar gente como gente, representa sentir, pressentir e consentir. É oferecer e receber, é aprovar e reprovar, é cuidar e ignorar. Tratar gente como gente é sobre tudo respeitar, perceber, valorizar e acreditar.
Conhecimento, educação, satisfação, gentileza, sutileza e postura são qualidades ímpares e expressas. Distribuídas estatisticamente a poucos por amostragem.
Grosseria, agressividade e descompasso nos deparamos a cada instante, em respostas negativas, em situações desagradáveis, incongruentes, atípicas. Situações crescidas e valorizadas por pessoas pequenas, desrespeitosas e mal educadas. Pessoas egocêntricas e egoístas que se colocam em grau, número e gênero de importância ápice frente aos demais. Apontam seus problemas em êxtase de importância tamanha ignorando os problemas alheios.
Tratar gente como gente, condiz responder em equilíbrio, consenso e seguridades as desavenças  ímpetos.
 
Por Lourdes Ribeiro
Supervisora de Pessoal