Ponto nos Is.

21 outubro 2009

Ponto Eletrônico - Conclusão

Conclusão


Neste capítulo vamos relatar opiniões, expectativas, situações, atuação, engajamento, credibilidade e satisfação.
Grosso modo, avaliando algumas pessoas que constituem a empresa, deparamos com situações comuns nas respostas coletadas.
Numa escala de amostragem, por volta de 65% do corpo funcional administrativo possuem ou estão cursando algum curso superior. De certa forma, participam ativamente no que consideramos “formadores de opinião”. Com acesso a informações nas mais diversas áreas do conhecimento. E numa visão geral, todos precisam de estímulos, de maior credibilidade, melhor condição de trabalho, incentivo, capacitação, maior engajamento entre gestores e empregados, reconhecimento profissional. Questões estas, que se enquadram perfeitamente na busca incessante de qualidade de vida no mundo globalizado. Na era da informação – princípio fundamental para o desenvolvimento humano.
Destarte, a sede de saber, de conhecer, traduz inconscientemente numa melhor e favorável condição de vida, onde o resultado do trabalho esteja explícito numa melhor educação para si e para a família. Gozar de boa saúde, desfrutar de lazer corriqueiramente, e mais, poder proporcionar uma vida digna e feliz aos seus familiares. Estas seriam as expectativas embutidas no cotidiano desbravante destes sedentos por conhecer.
Por Lourdes Ribeiro - Supervisora de Pessoal

16 outubro 2009

Ponto Eletrônico

Capítulo 04
No vasto mundo empresarial, onde a corrida é sempre a favor do crescimento, ampliação, desenvolvimento e desempenho, não há espaço para a acomodação, desinteresse e adversidade. Trabalhar com pessoas é ir além de seu foco visionário, é abrir fronteira ao conhecimento à informação. É integrar e interagir entre o presente e o futuro – considerando o “Capital Humano” 6.
Flexibilidade, engajamento, perseverança e qualidade são pontos chaves para uma gestão de pessoas visionárias, incentivadoras, equilibradas e preocupadas com o bom andamento da empresa e de seus colaboradores.
Toda organização precisa enxergar seus colaboradores como “gente” que são – humanos sensíveis, com sugestões, sensibilidade e intuição – pessoas capazes, flexíveis, comprometidas em assegurar resultados sustentáveis em suas vidas pessoal e profissional.
“O capital humano e as organizações estão interligadas, por isso, o crescimento das pessoas é um ponto essencial para o sucesso dos negócios” 7. Sucesso este, que se dá proporcionando condições de trabalho, qualidade de vida e equilíbrio para o capital humano. É favorecer o crescimento pessoal e desenvolvimento organizacional. Nesta luta constante pela sobrevivência ocupacional, atrela-se o jogo de interesse, de vantagens, sem respeito pelo próximo, sem valores, sem visão futura. São os que definimos cegos de consciência. Cegos por opção, por vontade, cegos de opinião, cegos de formação. Que fecham os olhos à realidade, ignoram a capacidade e sabedoria empírica. Não leva em conta a experiência, a vivência do grupo.
Não desenvolve a credibilidade organizacional, não instiga seus colaboradores ao empenho, a motivação, a participar ativamente do crescimento da empresa.

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6 – Prestes, Luiz Edmundo. Diretor Corporativo de Recursos Humanos da Accor na América Latina.
7 – Senge, Peter. Pesquisador e consultor especializado em organizações voltadas ao aprendizado.

Uma organização visionária, com profissionais qualificados e responsabilidades no agir, apresentam grandes proporções de crescimento. Atitudes deliberadas, como: imposição, ações agressivas, palavras de ordem, comportamento assediosos, são comportamentos arrojados de poder. Que limita o desenvolvimento social.
Por Lourdes Ribeiro

11 outubro 2009

Capítulo 3 - Ponto Eletrônico

Neste capítulo vamos falar sobre realização pessoal, onde enfatizamos a qualidade de vida, a consciência social e profissional – Metacompetência. Que segundo Eugênio Mussak 4, metacompetência significa transcender, ir além. Consistem no equilíbrio entre o racional, o emocional e o espiritual. Nossa sociedade vive sob pressão; cobranças por resultados, por perfeição, por profissionalismo, por talento, por empreendedorismo, por sucesso. E isso implica na eterna insatisfação pessoal, na competitividade, na individualidade. Conseqüência do mundo moderno, a ausência da inteligência espiritual, leva ao desequilíbrio emocional – stress, devido ao materialismo, utilitarismo, egoísmo constante no dia a dia.
A competitividade, da forma como se apresenta hoje, traduz os profissionais formados como guerreiros agressivos e competitivos. Que enxergam o mercado de trabalho como campo de batalha onde cada um é por si. Daí a necessidade de se trabalhar a evolução humana e o lado pessoal, representado pela capacidade de sonhar; assumir medo; desenvolver e aprimorar potencialidades; identificar e trabalhar as limitações e evidenciar as qualidades.
À medida que gerenciamos o tempo, compartilhamos conhecimentos, aprimoramos talentos etc, o resultado será o bem estar coletivo.
Todos precisam funcionar em conjunto, manter uma relação favorável que leve ao conhecimento tácito, ao prazer de conhecer, a participação e cooperação.
Despertar a vontade de aprender, chamar para o aprimoramento, favorecer o desenvolvimento, reflete a responsabilidade social das empresas em geral. A clareza dos objetivos retrata em seu corpo funcional a qualidade de seu trabalho. Todos serão conscientes se sua importância e benevolência para a empresa, que precisam desenvolver e aprimorar competência, favorecer a competitividade saudável que relacione atitude, habilidade e conhecimento que representa o querer, o poder e o saber que levará a resultados favoráveis.
Consciência é a palavra chave na relação social - empresa/empregados – onde partimos da afirmação que o conjunto se faz por partes, co-relacionadas e em equilíbrio constante.
A relação social não se dá puro e simplesmente, é preciso refletir sobre a condição humana. E como parte integrante da sociedade o homem é agente transformador. Daí sua importância na participação ativa na estrutura organizacional. Que precisa ter um entrosamento de confiabilidade, e solidariedade. Regido pela ética.
Segundo Durkheim 5, a divisão social de trabalho é geradora de relações humanas mais cooperativas e harmônicas, que se dá com a participação de todos e a consciência mútua. Identificando as diferenças e respeitando-as. Visualizando os desafios como coletivos.
Só assim as pessoas irão sentir-se como parte da empresa, vistas no mesmo grupo organizacional. Onde poderão explanar e ainda alçar seus sonhos e propósitos paralelos aos da coletividade.
Outro ponto chave dentro de uma empresa é a consciência crítica – zelar pelos princípios éticos traduz em pessoas conscientes de seus deveres e obrigações. E, uma empresa que prima pelos preceitos éticos, proporciona e credibilita a ação crítica. Que mostre o indivíduo como agente participativo e sabedor de seus atos.
De modo, a consciência organizacional tranqüila condiz na internalização dos valores por meio de seus colaboradores. E a credibilidade e confiança à instituição.







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4 – Mussak, Eugênio. Por um Mundo Melhor – Revista Você S/A Out_2003
5 – Durkheim, Emile David. (1858 - 1917) França. Acadêmico, sociólogo, antropólogo, filósofo _ Sociologia Moderna.
Por Lourdes Ribeiro - Supervisor(a) de Pessoal