Ponto nos Is.

31 outubro 2009

Você Sabe Ler?

Ao pegar um texto, um livro, um jornal... Você discorre graciosamente na leitura, na junção das letras, virgulas e conjunções? Pergunta-se, você pode entender, compreender e interpretar o que leu? Sabe discutir sobre o tema? Pode relatar sua opinião a respeito? Você sabe ler?
Ler representa aventurar no desconhecido, provocar a razão, e iludir a emoção. É desbravar o oculto, aludir o acabado.
Saber ler é conhecer o mundo, estar aberto ao novo, às mudanças, é optar, participar e buscar o melhor sempre.
O conhecimento é o único bem que não se perde , não se rouba, não se tira! É a única maneira diplomata de fazer do pequeno um grande; do humilde um doutor; um cientista.
Educação é oportunidade; informação é cultura; e conhecimento é formação, capacitação e desenvolvimento.
Por Lourdes Ribeiro.
Supervisora de Pessoal.
Caruaru PE

21 outubro 2009

Ponto Eletrônico - Conclusão

Conclusão


Neste capítulo vamos relatar opiniões, expectativas, situações, atuação, engajamento, credibilidade e satisfação.
Grosso modo, avaliando algumas pessoas que constituem a empresa, deparamos com situações comuns nas respostas coletadas.
Numa escala de amostragem, por volta de 65% do corpo funcional administrativo possuem ou estão cursando algum curso superior. De certa forma, participam ativamente no que consideramos “formadores de opinião”. Com acesso a informações nas mais diversas áreas do conhecimento. E numa visão geral, todos precisam de estímulos, de maior credibilidade, melhor condição de trabalho, incentivo, capacitação, maior engajamento entre gestores e empregados, reconhecimento profissional. Questões estas, que se enquadram perfeitamente na busca incessante de qualidade de vida no mundo globalizado. Na era da informação – princípio fundamental para o desenvolvimento humano.
Destarte, a sede de saber, de conhecer, traduz inconscientemente numa melhor e favorável condição de vida, onde o resultado do trabalho esteja explícito numa melhor educação para si e para a família. Gozar de boa saúde, desfrutar de lazer corriqueiramente, e mais, poder proporcionar uma vida digna e feliz aos seus familiares. Estas seriam as expectativas embutidas no cotidiano desbravante destes sedentos por conhecer.
Por Lourdes Ribeiro - Supervisora de Pessoal

16 outubro 2009

Ponto Eletrônico

Capítulo 04
No vasto mundo empresarial, onde a corrida é sempre a favor do crescimento, ampliação, desenvolvimento e desempenho, não há espaço para a acomodação, desinteresse e adversidade. Trabalhar com pessoas é ir além de seu foco visionário, é abrir fronteira ao conhecimento à informação. É integrar e interagir entre o presente e o futuro – considerando o “Capital Humano” 6.
Flexibilidade, engajamento, perseverança e qualidade são pontos chaves para uma gestão de pessoas visionárias, incentivadoras, equilibradas e preocupadas com o bom andamento da empresa e de seus colaboradores.
Toda organização precisa enxergar seus colaboradores como “gente” que são – humanos sensíveis, com sugestões, sensibilidade e intuição – pessoas capazes, flexíveis, comprometidas em assegurar resultados sustentáveis em suas vidas pessoal e profissional.
“O capital humano e as organizações estão interligadas, por isso, o crescimento das pessoas é um ponto essencial para o sucesso dos negócios” 7. Sucesso este, que se dá proporcionando condições de trabalho, qualidade de vida e equilíbrio para o capital humano. É favorecer o crescimento pessoal e desenvolvimento organizacional. Nesta luta constante pela sobrevivência ocupacional, atrela-se o jogo de interesse, de vantagens, sem respeito pelo próximo, sem valores, sem visão futura. São os que definimos cegos de consciência. Cegos por opção, por vontade, cegos de opinião, cegos de formação. Que fecham os olhos à realidade, ignoram a capacidade e sabedoria empírica. Não leva em conta a experiência, a vivência do grupo.
Não desenvolve a credibilidade organizacional, não instiga seus colaboradores ao empenho, a motivação, a participar ativamente do crescimento da empresa.

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6 – Prestes, Luiz Edmundo. Diretor Corporativo de Recursos Humanos da Accor na América Latina.
7 – Senge, Peter. Pesquisador e consultor especializado em organizações voltadas ao aprendizado.

Uma organização visionária, com profissionais qualificados e responsabilidades no agir, apresentam grandes proporções de crescimento. Atitudes deliberadas, como: imposição, ações agressivas, palavras de ordem, comportamento assediosos, são comportamentos arrojados de poder. Que limita o desenvolvimento social.
Por Lourdes Ribeiro