Lourdes Ribeiro ¹
No vasto mundo empresarial, onde a corrida é sempre a favor do crescimento, ampliação, desenvolvimento e desempenho, não há espaço para a acomodação, desinteresse e adversidade. Trabalhar com pessoas é ir além de seu foco visionário, é abrir fronteiras ao conhecimento a informação.
“Coragem, ousadia e inovação são características primordiais na gestão de pessoas” ²
Conhecer as diferenças leva a aproximar as semelhanças. E consequentemente ao crescimento mútuo.
Tratar com pessoas é integrar e interagir entre o presente e o futuro – considerando o “capital humano”. ³
Flexibilidade, engajamento, perseverança e qualidade são pontos chaves para uma gestão de pessoas visionárias, incentivadoras, equilibradas e preocupadas com o bom andamento da empresa e de seus colaboradores.
Toda organização precisa enxergar seus colaboradores como “gente” que são – Humanos sensíveis, com sugestões, sensibilidade e intuição – pessoas capazes, flexíveis, comprometidas em assegurar resultados sustentáveis em suas vidas pessoal e profissional.
Pensar em crescimento organizacional é pensar junto nas pessoas que formam estas organizações: em seus objetivos, metas, sonhos e realizações. É proporcionar qualidade de vida.
“O capital humano e as organizações estão interligadas, por isso, o crescimento das pessoas é um ponto essencial para o sucesso dos negócios”. 4
“É preciso preparar melhor o time para lidar com as variáveis presentes no negócio para que toda adversidade se transforme em oportunidades”. 5
Preparar melhor o time é proporcionar condições de trabalho, qualidade de vida e equilíbrio para o Capital humano. É proporcionar crescimento pessoal e desenvolvimento organizacional.
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¹ - Pós-graduada em Gestão e Planejamento Escolar pela UPE, Universidade de Pernambuco, pedagoga e encarregada do Departamento Pessoal das Faculdades de Direito e Odontologia e da FAAPE – Faculdade do Agreste de Pernambuco.
² - Sylvia Vergara; Professora da Fundação Getulio Vargas.
³ - Luiz Edmundo Prestes Rosa; Diretor Corporativo de Recursos humanos da Accor na América Latina.
4 - Peter Senge; Pesquisador e consultor especializado em organizações voltadas ao aprendizado.
5 – Márcia Dolores Rezende; Psicóloga, especialista em RH e T&D, formação em PNL...