Ponto nos Is.

13 junho 2010

Empreender Sempre!

Empreender é tornar possível um sonho, um objetivo. Ser empreendedor é enxergar as oportunidades, ser criativo, interativo e sobretudo ter o conhecimento necessário. Contudo, arriscar e buscar sempre.
Vivemos dinamicamente, tudo se transforma com rapidez. E esta constante nos leva a intensificar nossas buscas por novos empreendimentos e sucesso. Por outro lado, esta abertura global, traz para a sociedade, desequilíbrio econômico – falta de emprego e infraestrutura inadequada. Que reflete diretamente na informalidade e no mundo empresarial. E, com esta sede por melhorias surge o empreendedor.
Empreender é planejar: definir prioridades, prazos, objetivos e caminhos a seguir. É primordial que se conheça os custos, o mercado, a clientela e produtos. É necessário o acompanhamento contínuo, verificar os ajustes adequados para obter o crescimento desejável e um empreendimento de sucesso.



Lourdes Ribeiro
Supervisora de Pessoal
08/06/2010

06 maio 2010

Turnover!

Turnover -> Rotatividade -> Giro entre entradas e saidas de uma empresa.
A saúde de uma empresa é representada pela rotatividade de seus funcionários durante o mês/período definidos. O alto indice de Turnover, ou seja, maior que 5% - indica algo errado. E consequentemente prejuízo financeiro.
Para uma rotatividade elevada aponta-se alguns fatos como: Recrutamento e seleção inadequadas; baixo comprometimento, política interna de pessoas; remuneração inadequada; fatores emocionais; etc.

Conheça sua empresa - calcule e avalie seu Turnover.

Fórmula:
nº de demitidos + nº de admissões / 2 / nº de funcionários ativos no último dia do mês anterior.

Cuide da saúde de sua empresa, cuide de seus colaboradores!

Por Lourdes Ribeiro
Assessora de Pessoal
(81) 8808 1517

18 abril 2010

Leigos ou Conscientes!

Quando deparamos com assuntos como este, surge ai uma grande polêmica; Lógico depende do ponto de vista com quem e de quem se fala. Sim, pois quando o interesse é a passividade, a imposição, o desdém, a alienação – falamos de pessoas acometidas de atitudes questionáveis, autoritárias, oportunistas da situação incomum de outros por inúmeros motivos que os colocam em condição inflamável. Condição de sobrecarga, e comum desconhecimento do meio. Porém, quando se lida com os conscientes, deve-se estar abertos a críticas, questionamentos, e cobranças coerentes com a situação. E este é o fator principal para um crescimento mútuo. A troca, a informação cooperada e não imposta, o compromisso, a cumplicidade, a motivação e adequação plena e satisfatória de todos, rege uma gestão participativa, com líderes e colaboradores integrados voltados para um foco comum.
O crescimento se dá em conjunto e com ideais paralelos.

Por: Lourdes Ribeiro
Assessoria de Pessoal
81 8808 1517